Tomar decisões

Escrito por

Você costuma tomar decisões necessárias ou espera ter tudo na sua mão?

Independente se você está em um cargo de liderança ou se é liderado, é muito importante tomar algumas decisões, nem que sejam microdecisões.

Se você for um liderado, precisa ajudar o seu líder, mesmo que sejam microdecisões. Estudar as alternativas e explicar o porquê delas serem as melhores para sua equipe facilita para seu líder tomar a decisão correta.

Na minha empresa, somos o braço direito em algumas outras empresas, ajudamos a desenrolar essa parte tecnológica, então elas acham que qualquer decisão que envolvam um software depende da gente, com isso a empresa inteira fica enroscada porque as pessoas não querem tomar decisão, tem medo ou algo do tipo. A postura que eu acredito que funcione mais é se a decisão está no seu ambiente, se você sabe resolver, tem a informação para resolver e consigue fazer, por que não faz?

Às vezes é algo muito simples, mas as pessoas complicam, com isso a produtividade da empresa como um todo vai para baixo.

Para uma empresa mais produtiva, as pessoas têm que assumir mais esses riscos. Quando você é liderado, assuma mais riscos, não precisa ser inconsequente, mas comece a tomar decisões.

Quanto mais decisões você tomar, mais treinado você vai estar para tomar decisões. Já se você é o líder, existe a contrapartida, às vezes você concentra em você e não quer que sua equipe tome decisões porque você tem medo de algo dar errado e você ser o responsável, aí vem a outra dica: você tem que treinar sua equipe a tomar decisões também, ajudar você a organizar isso, porque se concentrar tudo em você, vai ser o cara que vai atrasar a equipe, afinal vai ser tanta decisão para se tomar que as microdecisões, que as pessoas poderiam tomar, não vão ser feitas porque você não deixa.

Um exemplo interessante: prestavamos consultoria para um cliente, e teve um dia em que chegamos lá para conversar sobre outro assunto e uma das sócias estava extremamente estressada, perguntamos o que estava acontecendo e ela respondeu "esses funcionários não resolvem nada. Pra comprar um café eles tem que me pedir dinheiro!" Então perguntamos porque eles tinham que pedir a ela. Ela respondeu que era porque eles não tinham acesso ao dinheiro. Ou seja, ela não deixava os funcionários tomarem decisão, por mais que eles quisessem tomar. A sugestão que demos foi deixar uma caixa com o dinheiro, avisar para quando precisar de dinheiro para comprar algo para a empresa pegue lá e devolva a nota na caixa com o nome da pessoa que comprou. Uma coisa simples que desenrola tudo.

Então, caso você seja subordinado, comece a tomar decisões menores, em que o impacto não atrapalhe e a medida que você vai acostumando com isso, comece a ajudar seu líder a tomar decisões, isso vai gerar uma produtividade muito grande para sua equipe.

Já se você é um líder, dê poder às pessoas da sua equipe para que elas te ajudem, caso a decisão seja um pouco mais de risco deixe claro que você tem que estar envolvido ou peçam para a equipe manter você informado.

Confira o video:

Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários. Curta o DevPleno no Facebook, se inscreva no canal no YouTube e cadastre seu e-mail para não perder as atualizações. Abraço!

Evolua mais rápido

Junte-se a milhares de desenvolvedores no nosso time de alunos premium e alcance mais rápido o próximo nível da sua carreira.

Ver cursos Premium