Tomar decisões

Tomar decisões

Tulio Faria
Tulio Faria8 de agosto de 2017
Você costuma tomar decisões necessárias ou espera ter tudo na sua mão?
Independente se você está em um cargo de liderança ou se é liderado, é muito importante tomar algumas decisões, nem que sejam microdecisões.
Se você for um liderado, precisa ajudar o seu líder, mesmo que sejam microdecisões. Estudar as alternativas e explicar o porquê delas serem as melhores para sua equipe facilita para seu líder tomar a decisão correta.
Na minha empresa, somos o braço direito em algumas outras empresas, ajudamos a desenrolar essa parte tecnológica, então elas acham que qualquer decisão que envolvam um software depende da gente, com isso a empresa inteira fica enroscada porque as pessoas não querem tomar decisão, tem medo ou algo do tipo. A postura que eu acredito que funcione mais é se a decisão está no seu ambiente, se você sabe resolver, tem a informação para resolver e consigue fazer, por que não faz?
Às vezes é algo muito simples, mas as pessoas complicam, com isso a produtividade da empresa como um todo vai para baixo.
Para uma empresa mais produtiva, as pessoas têm que assumir mais esses riscos. Quando você é liderado, assuma mais riscos, não precisa ser inconsequente, mas comece a tomar decisões.
Quanto mais decisões você tomar, mais treinado você vai estar para tomar decisões. Já se você é o líder, existe a contrapartida, às vezes você concentra em você e não quer que sua equipe tome decisões porque você tem medo de algo dar errado e você ser o responsável, aí vem a outra dica: você tem que treinar sua equipe a tomar decisões também, ajudar você a organizar isso, porque se concentrar tudo em você, vai ser o cara que vai atrasar a equipe, afinal vai ser tanta decisão para se tomar que as microdecisões, que as pessoas poderiam tomar, não vão ser feitas porque você não deixa.
Um exemplo interessante: prestavamos consultoria para um cliente, e teve um dia em que chegamos lá para conversar sobre outro assunto e uma das sócias estava extremamente estressada, perguntamos o que estava acontecendo e ela respondeu "esses funcionários não resolvem nada. Pra comprar um café eles tem que me pedir dinheiro!" Então perguntamos porque eles tinham que pedir a ela. Ela respondeu que era porque eles não tinham acesso ao dinheiro. Ou seja, ela não deixava os funcionários tomarem decisão, por mais que eles quisessem tomar. A sugestão que demos foi deixar uma caixa com o dinheiro, avisar para quando precisar de dinheiro para comprar algo para a empresa pegue lá e devolva a nota na caixa com o nome da pessoa que comprou. Uma coisa simples que desenrola tudo.
Então, caso você seja subordinado, comece a tomar decisões menores, em que o impacto não atrapalhe e a medida que você vai acostumando com isso, comece a ajudar seu líder a tomar decisões, isso vai gerar uma produtividade muito grande para sua equipe.
Já se você é um líder, dê poder às pessoas da sua equipe para que elas te ajudem, caso a decisão seja um pouco mais de risco deixe claro que você tem que estar envolvido ou peçam para a equipe manter você informado.
Confira o video:
0xSnZSKiAu4
Assistir vídeo
Curta o DevPleno no Facebook, se inscreva no canal no YouTube e cadastre seu e-mail para não perder as atualizações. Abraço!
Tulio Faria
Autor
Tulio Faria8 de agosto de 2017

Últimas do Blog