Tenha cicatrizes

Escrito por

Na dica de carreira de hoje, eu quero explicar porque é tão bom e útil pra gente ter 'cicatrizes de guerra', obviamente não na forma literal :)

Essa é uma expressão que eu ouvi em um evento e que faz total sentido.

O que significa ter cicatrizes?

É você ter se permitido cometer um erro ou ter ido para o 'campo de batalha', afinal só quem conhece o campo sabe como ele é. Você deve ter percebido que em quase todas as vezes que falo sobre carreira, eu digo que só conheço e sei construir algo com determinada tecnologia quando eu coloco em produção, porque aquilo vai me deixar cicatrizes.

Arrisque colocar em produção, dar um passo a mais além da sua zona de descanso, nem que gere algum probleminha, afinal nada pode ficar 100%. Por exemplo, ao construir um projeto tente colocar 1% a mais do que você está acostumado para que realmente tenha um pouco mais de dificuldade, assim esse projeto te dará uma cicatriz, isso vai te deixar mais calejado.

Quando mais você passa por essas situações, mais você vai se transformar em um profissional melhor, isso é muito importante para nossa carreira. Invente maneiras novas de fazer algo, tanto para te motivar quanto para aprender. Lembrando que é no erro que nós aprendemos. Um desenvolvedor pleno tem que ter essa visão de que percorrer caminhos difíceis é o que vai fazer ele se transformar em um desenvolvedor melhor, mais preparado e mais calejado. Se você conseguir construir um sistema que mil pessoas utilizam, aquilo te da uma força para saber que você pode construir um de dez mil.

Essas cicatrizes que marcam sua carreira é o que vai fazer você crescer cada vez mais. Sempre levar cicatrizes para que você realmente evolua na sua carreira. Eu ouvi isso em um processo seletivo onde disseram que precisam de gente que tem cicatrizes, ou seja, tenham passado por esses problemas, virado madrugada, batido no teto da zona de conforto e teve que se destacar de alguma maneira.

Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários. Curta o DevPleno no Facebookinscreva-se no canal e não se esqueça de cadastrar seu e-mail para não perder as novidades.  Abraço!

Evolua mais rápido

Junte-se a milhares de desenvolvedores no nosso time de alunos premium e alcance mais rápido o próximo nível da sua carreira.

Ver cursos Premium