Como servir arquivos e expor servidor local com HTTPS

Como servir arquivos e expor servidor local com HTTPS

Tulio Faria
Tulio Faria26 de junho de 2017
Nesta dica, vou mostrar como servir arquivos estáticos de forma simples, além disso, como expor um servidor local de testes para a internet e ainda utilizando uma conexão segura (HTTPS).
Pressupondo que a gente já tenha o NodeJS e o NPM instalado vamos fazer o seguinte no cmd:

npm install -g http-server

Ele vai instalar o HTTP server, que é mais ou menos parecido com o APACHE, porém mais simples porque podemos servir qualquer pasta, geralmente de forma temporária e não startado como serviço.
Então vamos lá. Já estou na minha pasta, na qual tenho o HTML, e vou colocar:

http - server

Ele me mostra alguns endereços, disponibilizando para um servidor e ouve as placas de rede.
Exemplo 1
Vamos pegar o primeiro, abrir uma aba nova no browser e mandar rodar. A partir daí, estamos acessando via um servidor. Algumas API's do JavaScript e HTML eu já conseguiria acessar por estar no servidor, mas algumas delas eu preciso estar em uma conexão segura para esse endereço, e como faço isso?
Uma das maneiras que eu acho interessante é usando uma ferramenta chamada ngrok. É um arquivo zip com um .exe dentro. Podemos colocar ele dentro de uma pasta e colocar a pasta no path. No meu caso, sempre coloco ele na área de trabalho, abro outro CMD e faço:

ngrok http 8080

8080 representa a porta que estamos utilizando. Com isso, ele libera dois endereços, um https e um http, abrindo um túnel pela internet.
Exemplo 2
Se copiarmos o endereço https e colar no browser, a conexão para o mesmo arquivo vai ser com https, assim podemos testar muito mais coisas da API do HTML5.
Uma vantagem do ngrok é que como ele é um túnel, o endereço vai estar disponível na internet, logo você pode enviar esse endereço para seu cliente por exemplo, que vai acessar normalmente.
Outra vantagem é quando você for testar Webhook. Vamos supor que você vá integrar com um gateway de pagamento, eles geralmente oferecem o Webhook, caso aconteça alguma coisa no pagamento, ele faz uma requisição em seu servidor falando que algo aconteceu. Uma das coisas que a nossa empresa faz bastante é definir a URL do ngrok com uma URL do Webhook, então mandamos para o pagseguro e quando houver uma alteração no status do pagamento, mandamos uma requisição e meu sistema, rodando na minha máquina, consegue receber sem eu precisar fazer configuração nenhuma de roteador porque o ngrok está fazendo o túnel dessa aplicação.
Uma coisa interessante: quando abrimos a interface no prompt, perceba que existe um web interface. Se abrirmos esse endereço, temos acesso a esse painel:
Exemplo 3
Nele são mostradas todas as requisições que foram feitas naquele endereço, o código em summary,os headers que foram enviados e por aí vai.
Quando formos refazer este teste com o Webhook, é possível reproduzi-lo apenas apertando em Replay. Já que o Webhook acontece uma vez só, por exemplo em uma transação de teste que eu fiz, chegou no ngrok e foi passado para a aplicação, vamos supor que você cometeu um erro na aplicação e ela não processou, podemos vir aqui e mandar dar um replay, assim ele vai fazer a requisição para o servidor de testes e você vai conseguir recriar o teste.
Confira a dica em vídeo:
n_hWce2qxN4
Assistir vídeo
Curta o DevPleno no Facebook, inscreva-se no canal e não se esqueça de cadastrar seu e-mail para não perder as novidades. Abraço!
Tulio Faria
Autor
Tulio Faria26 de junho de 2017

Últimas do Blog