Hoje vamos falar um pouco sobre uma estrutura de dados que é muito comum em computação, principalmente em sua base, a Pilha. O primeiro conceito que temos que saber sobre Pilha é que ela segue o conceito de LIFO (Last In First Out), então o último que entra é o primeiro que sai. Uma coisa bem legal em JavaScript é que já temos uma Pilha naturalmente no vetor, então se fizermos, por exemplo:
const vetor = []
vetor.push(1)
vetor.push(2)
console.log(vetor.pop())
console.log(vetor)
Percebam que quando desempilhamos ele volta o último item que foi empilhado e modifica o vetor. Agora vamos implementar isso sem precisar utilizar o vetor dessa forma, criando nossa própria implementação de stack:
const Stack = () => {
const data = []
let top = -1
}
Como estamos fazendo no modo funcional, não temos o this, estamos guardando apenas no próprio contexto e podemos retornar os métodos que queremos criar:
const Stack = () => {
const data = []
let top = -1
const push = (value) => {
top++
data[top] = value
console.log(data)
}
return {
push
}
}
const stack = Stack
stack.push(1)
stack.push(2)
Perceba que ele está montando o vetor perfeitamente adicionando sempre na frente. Agora precisamos remover esse último item:
const push = (value) => {
top++
data[top] = value
console.log(data)
}
const pop = () => {
if (top < 0) {
return false
} else {
const itemToReturn = data[top]
delete data[top]
top--
return itemToReturn
}
}
return {
push,
pop
}
console.log(stack.pop())
Agora funcionou perfeitamente, ele retirou o um e deixou apenas o dois. Vamos criar um novo método chamado print para sabermos como está a estrutura:
const print = () => {
console.log(data)
}
return {
push,
pop,
print
}
Perceba que nós temos um item vazio, então ele não removeu esse item. Ao invés de utilizar o delete, podemos utilizar o splice:
} else {
const itemToReturn = data[top]
data.splice(top, 1)
top--
return itemToReturn
}
O splice já faz essa fatia, cortando nosso array no item top.
Acabamos de implementar uma pilha. É muito interessante conhecer o que é pilha, faz mais sentido quando recebemos os erro stack overflow, acontece que as estruturas de dados vão se empilhando tanto que não aguenta mais o tamanho, por esse motivo é um erro bem comum.
Confira o video:
Curta o
DevPleno no Facebook,
inscreva-se no canal e cadastre seu e-mail para não perder nenhuma novidade. Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários. Abraço!