Participação em Eventos e Comunidades

Escrito por

Hoje eu vou comentar um pouco sobre a participação em eventos e em comunidades, esse tema foi sugerido pelo Ian Magalhães que comentou no nosso canal do YouTube, e se você quiser fazer isso pode ficar à vontade, mande sua dúvida ou pergunta no e-mail ou pelo YouTube, estamos abertos para novos questionamentos.

O que eu acho sobre comunidades e participação em eventos?

Qualquer comunidade que você participar eu acho muito importante, desde a do seu bairro ou de algum tema específico (seja de tecnologia ou não). É importante porque você tem a oportunidade de se conectar com pessoas e muitas vezes a gente esquece disso, não adianta desenvolver um software bem se não tem pessoas querendo utilizar isso, por exemplo, e as comunidades são uma grande oportunidade para fazer isso.

Aqui temos a associação de bairro, associação comercial e coisas do gênero que são pessoas reunidas tentando resolver um problema do assunto. Nada melhor que isso para conseguirmos trocar experiências com as pessoas.

O DevPleno é uma comunidade em que estamos construindo, trocando experiências, utilizando até mesmo as informações que vocês passam para mim para passar para mais pessoas. Então se você não tem uma comunidade para discutir tecnologia na sua cidade, é muito importante você dar o passo rumo a isso.

Já sobre a participação em eventos, eu acho extremamente importante. Novamente o mais importante é fazer conexões com pessoas, vá em eventos para conversar com as pessoas. Uma das coisas que eu faço sempre é ir sozinho aos eventos, porque as dinâmicas se você está com alguém fará com essa pessoa e isso é uma grande perda de chance de conhecer novas pessoas, trocar contato e talvez perder uma parceria que pode mudar sua vida. Pode ser que você converse com alguém sobre um tema e isso mude sua vida ou perspectiva de como enxergar as coisas.

Em um último evento que eu fui, que foi sobre negócios, eu conheci uma pessoa que falava sobre como controlar a ansiedade e isso foi muito legal, ele fez até um experimento para eu me acalmar e reduzir a ansiedade. Cada dia do evento eu fui conhecendo uma pessoa diferente, pois cada dia eu sentava em um lugar diferente, isso é bastante importante para nos conectarmos.

O grande problema que o pessoal reclama é que não tem eventos na sua região, então a minha postura quanto a isso é encabeçar esses eventos, não presencialmente pois hoje não consigo mais, mas online eu consigo, como o Fullstack Academy. Eu deixo isso claro para minha comunidade que sempre que precisar eu estou disponível para dar palestra em qualquer evento na região que eu possa abordar algum tema. Eu faço isso porque temos que fortalecer primeiramente os eventos que estão perto da gente.

Tínhamos um evento na cidade que aconteceu quatro ou cinco anos seguidos e depois teve uma pausa e agora voltou esse ano e sempre que é preciso eu estou lá, antes dessa pausa eu era um dos poucos palestrantes que tinham e com isso acabamos inspirando novas pessoas a palestrar e no último ano antes da pausa, tivemos muitas palestras, isso foi muito legal porque conseguimos fortalecer um evento regional.

Se você tem um evento na sua cidade que você não esteja alinhado com ele, converse com a coordenação desse evento para palestrar ao invés de criar outro evento. Eu faço muito disso, esse ano dei por volta de três palestras e principalmente na região.

Então fortaleça as comunidades e eventos que estão perto de você. Nós vivemos em comunidade, trabalhamos em comunidade, então porque não aprender em comunidade?

Confira o video:

Curta o DevPleno no Facebookinscreva-se no canal e não se esqueça de cadastrar seu e-mail para não perder as novidades. Abraço!

Evolua mais rápido

Junte-se a milhares de desenvolvedores no nosso time de alunos premium e alcance mais rápido o próximo nível da sua carreira.

Ver cursos Premium