Hoje vamos continuar falando sobre arquitetura de uma aplicação WEB, mais especificamente sobre os formatos de troca de dados entre back-end e front-end. Lembrando que o Front-end envia algo ao back-end, como por exemplo um POST em /users.
Quando fazemos isso, a requisição é formada por alguns componentes: O Header de requisição; O Body de requisição; Em seguida temos as respostas de ambos. Quando fazemos um post para o users, podemos passar estes dados em alguns formatos. O mais conhecido hoje em dia é o JSON, por exemplo:
{
'name' = 'tulio'
}
No body da requisição, vamos mandar esta string, já no Header temos que enviar a informação para o servidor de que o que estamos enviando no body é um JSON. Temos outras formas de envio como o XML:
<user>
<name>tulio</name>
</user>
(XML era muito comum de ser utilizado antes do JSON e RESTful ficarem tão famosos). A forma que ainda é muito comum de enviar estas strings é o URL encoded, nela vamos mandar os dados da seguinte forma no body da requisição:
?name = tulio
Se colocarmos mais dados:
?name = Tulio & lastName = Faria.
Outra forma é o mult-part form data, que diz mais ou menos assim:
field = name value
No header ele envia um separador outro camp = valor outro separador. Quando ele faz este multiform data, conseguimos mandar grandes quantidades de informação.
Quando isso é recomendado? Quando estamos fazendo um Upload como enviar uma foto ou vídeo, por exemplo. Estes são os formatos que temos para troca de dados enviando do front-end para o back-end. Já a resposta do servidor pode ser retornado com um JSON, um XML, os dados como textuais e também HTML, img, PDF, CSS, etc, basicamente qualquer tipo de arquivo que quisermos do servidor para o cliente, desde que o navegador suporte isso.
Confira o video:
Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários. Curta o
DevPleno no Facebook,
inscreva-se no canal e não se esqueça de cadastrar seu e-mail para não perder as novidades. Abraço!