Estudar 1 hora por dia ou 8 horas no sábado?

Escrito por

O que é melhor, estudar 1 hora por dia ou 8 horas no fim de semana?

Primeiro depende da sua disponibilidade, se você tem 8 horas no sábado, então utilize esse tempo. Porém tudo que fazemos todos os dias acabamos tendo uma certa maestria, então se você programa todo dia, acaba programando melhor depois de 7 dias, você acaba programando melhor do que se ficar 8 horas de um sábado, que a carga horária é maior e teoricamente você está mais focado.

Eu acredito nisso por alguns motivos, primeiro que você cria o hábito de estudar. Quando você consegue reservar um pouquinho por dia, mesmo que seja 20 minutos, eu ainda acredito que seja melhor que juntar tudo em um sábado ou domingo.

No DevPleno, eu gero vídeo todo dia (antigamente eu gerava uma vez por semana), e uma coisa que eu percebi é que é muito mais difícil para mim sentar e gravar um vídeo por semana do que eu gravar um vídeo por dia, isso é bizarro mas é verdade, porque se eu gravo um vídeo por dia, eu gero um hábito de gravar, já se eu faço uma vez por semana, esse hábito não é tão forte. Se pensar que vai fazer algo só no fim de semana ou em um dia só, você acaba ficando mais preguiçoso e vai postergando. Fazendo todo dia, você cria esse hábito e percebe que não consegue parar mais, já fica mais fluido e assim consegue atingir mais resultados.

É muito melhor você melhorar aos poucos do que dar saltos, por exemplos se você estudar 2 sábados seguidos, esses 5 dias que vão separar seus fins de semana vão te atrapalhar porque você vai esquecer as coisas que já estudou. Então é importante estar estudando sempre, quando você diminui o tempo, mas dilui durante sua semana melhor vai ser sua performance em aprender.

Uma coisa que eu fazia na faculdade que funcionava muito bem para mim era relembrar todo o conteúdo da aula anterior antes de assistir outra aula. Se minhas aulas eram na terça e quinta, na segunda eu relembrava as aulas da terça e na quarta o de quinta, então dos 7 dias eu já estava estudando 4 dias, isso facilitou e eu evolui muito rápido em programação, sem contar os outros dias que eu brincava um pouco.

É muito importante manter esse ritmo de estudo para gerar um hábito. Então meu conselho para você é: estude um pouco todo dia ao invés de fazer uma vez só no fim de semana. Se você pegar 20 minutos focado em um dia, é mais fácil de cumprir do que 4 ou até 8 horas seguidas, é mais fácil desfocar quando a carga horária é maior.

Por esse motivo, quando vamos estudar para prova e damos aquele gás, ele pode parecer efetivo, mas na verdade pouquíssimo do tempo que você estudou é realmente efetivo, porque o estudo que dura é a prática e o conhecimento que você faz de forma recorrente, e isso vai levar você a performar melhor.

Porém, se você não tem tempo durante a semana, ainda é melhor estudar 8 horas no sábado do que não estudar nada nunca, nem que sua frequência de estudo seja menor ainda sim é bom ter uma frequência de estudo, mas o ideal é manter uma frequência e enraíze seu dia a dia.

Confira o video:

Curta o DevPleno no Facebookinscreva-se no canal e não se esqueça de cadastrar seu e-mail para não perder as novidades. Abraço!

Evolua mais rápido

Junte-se a milhares de desenvolvedores no nosso time de alunos premium e alcance mais rápido o próximo nível da sua carreira.

Ver cursos Premium