Entenda a importância de cursos para desenvolvedores

Escrito por

Você está pronto para atuar em uma grande empresa? O mercado de tecnologia está crescendo cada vez mais, e para conseguir se destacar no cenário atual, é preciso desenvolver habilidades essenciais à profissão. A melhor maneira é se capacitando por meio de cursos para desenvolvedores.

Descubra as principais vantagens de investir em sua capacitação nesta área!

Empregabilidade

Empregabilidade é o conjunto de técnicas e habilidades que um profissional precisa ter para ser desejado pelas empresas. Ao estudar e aprender novas técnicas ou aprimorar as já existentes, você começa a ser disputado pelas empresas e pode até mesmo ser chamado para colaborar naquela desenvolvedora dos seus sonhos.

Já pensou poder contribuir com o próximo UBER, Airbnb, Netflix ou Angry Birds?

Oportunidades

Essa é uma vantagem que anda de mãos dadas com a empregabilidade. Quanto maior a sua empregabilidade, mais portas se abrirão. Capacitação significa oportunidades melhores e salários maiores. A qualidade das oportunidades é proporcional à qualidade dos profissionais.

Crescimento

Você é “o cara” da programação e ama a empresa em que trabalha? Neste caso é ainda mais importante fazer um curso. Apenas desenvolvendo novas habilidades é que você poderá crescer dentro da empresa e ser promovido.

Networking

É possível crescer profissionalmente sem contar com o apoio de ninguém? Sim. Porém, este é o caminho mais difícil. Com uma boa rede de networking os resultados aparecem mais rapidamente e de maneira mais fácil.

Ao se capacitar você faz contato com pessoas que estão na mesma área. Essa interação – que pode ser tanto presencial quanto online (em fóruns e grupos) – ampliará sua visão da profissão.

Além disso, o colega do outro lado do computador pode ter uma ideia de negócio com você ou conhecer uma empresa que está contratando pessoas com seu perfil. É possível até mesmo que ele seja dono de uma empresa de informática com vagas abertas.

O network é essencial em qualquer área e no campo de desenvolvimento não é diferente. Quanto mais pessoas o conhecerem e souberem de suas habilidades, melhor.

Credibilidade

Ter credibilidade significa ser respeitado em sua área de atuação e, com o tempo e o acúmulo de conhecimentos, é possível tornar-se até mesmo uma referência. Para que isso aconteça, conviva e aprenda com quem sabe. Para isso, escolha cursos com grandes nomes da área.

Planejamento

É imprescindível ter um plano de carreira. Comece definindo quais são seus pontos fracos e fortes. Um curso de capacitação ajudará a avaliar seu atual nível de conhecimento e compará-lo a outros profissionais da sua área. Estude para desenvolver seus pontos fracos e aprimorar os fortes.

Melhores cursos para desenvolvedores

Existem algumas capacidades que todo desenvolvedor precisa ter e é nisso que você deve investir sua energia e dinheiro. As habilidades básicas sempre podem ser aprimoradas, por isso é importante não se acomodar.

Além disso, fique atento também às tendências do mercado. Identifique quais são as competências que estão em alta e escolha cursos para que possa aprendê-las.

Veja algumas tendências atuais de desenvolvimento e programação:

ReactJS

ReactJS é uma biblioteca JavaScrips do Facebook para criar interfaces de usuários. O foco do React, ao contrário de outras bibliotecas, é a view, deixando de lado os demais componentes de uma aplicação front-end. O ReactJS estrutura a representação do HTML em objetos.

Não se pode negar que o ReactJS está em alta, especialmente por ter sido desenvolvido pelo Facebook e Instagram. Porém, mais do que uma moda, ele veio para ficar.

A novidade facilita a escrita em Javascript, é eficiente, excelente para SEO, tem suporte da equipe do Facebook (apesar de ser opensource) e funciona muito bem em aplicativos mobile.

Firebase

Por falar em mobile, não dá para não mencionar o Firebase como uma ferramenta em alta. Trata-se de uma plataforma móvel do Google que ajuda o desenvolvedor a criar aplicativos, aumentar a base de usuários e obter mais conversões.

Com APIs intuitivas em um único SDK, o Firebase permite a criação de apps sem a necessidade de infraestrutura complexa, facilitando o ensino e a aprendizagem de desenvolvimento. Assim, dê preferência para cursos que usem esta ferramenta. Há uma grande chance de você continuar utilizando-a nos desafios futuros.

Integração contínua

Os desenvolvedores estão se unindo cada vez mais. Aprender a trabalhar em integração contínua é fundamental para sua carreira. No “Continuous Integration” os membros da equipe integram seu trabalho com frequência.

Nesse caso, “integração” é uma fase do desenvolvimento de software em que todo o trabalho do time é agregado, validado e testado. Desta forma, é possível identificar rapidamente possíveis falhas. A técnica reduz o prazo para a entrada em operação do aplicativo que está sendo projetado.

Continous-deployment

Segurança nunca é demais. Por isso outra prática em alta é a realização de continuous deployment — processo de inserção de um novo código em um brench ou trunk. A técnica permite testar rapidamente um código por meio de testes automatizados. Isso pode acelerar o desenvolvimento do aplicativo.

Redux

Por fim, mas não menos importante, vale a pena considerar o aprendizado em Redux, uma nova forma de controle e organização do estado da aplicação. O Redux oferece ganhos de qualidade e estabilidade e saber usá-lo é um grande diferencial para qualquer profissional.

Cada capacitação é como evoluir um nível e pode lhe deixar mais perto do seu sonho.

O ideal é que os cursos tenham aulas práticas para que você possa colocar a mão na massa. O DevPleno oferece um excelente curso de ReactJS para que você possa se aprimorar e manter-se bem qualificado no mercado de trabalho. Conheça o devReactJS.

Evolua mais rápido

Junte-se a milhares de desenvolvedores no nosso time de alunos premium e alcance mais rápido o próximo nível da sua carreira.

Ver cursos Premium