Ensino Formal ou Cursos Livres - Por qual optar?

Escrito por

Que tipo de ensino e de novos estudos devemos buscar: o ensino formaL (curso técnico, faculdade, pós graduação, etc) ou cursos livres (cursos pela internet ou presenciais sem vínculo com o MEC ou CAPES)?

Hoje sou mestre em Sistema de Informações pela USP, ou seja, fui pelo ensino formal também, mas tenho muito conhecimento através de cursos livres. Terminei minha graduação e sempre pesquisei e estudei muito por cursos livres, conhecimento gratuito, livros, etc, mas eu precisava ser desafiado e sair da minha zona de conforto, por isso acabei indo para o Mestrado, podendo também contribuir um pouco com a sociedade por meio do meu projeto.

O grande detalhe que costumo analisar é o custo-benefício. Se o que eu preciso necessariamente vai ser suprido com o curso. Por exemplo, eu quero aprender a fazer deploy de sistemas de forma contínua, mas não existe uma faculdade disso, então preciso fazer um curso livre. Se quero aprender um pouco mais sobre o meio acadêmico e fugir um pouco do que estou acostumado, então vou para o formal.

Depende muito de qual o seu objetivo ou necessidade. Muitas vezes você vai precisar do título (mesmo sabendo que às vezes não quer dizer nada). Se for lecionar para ensino superior, por exemplo, você precisa de no mínimo um mestrado (em instituições públicas, precisa de doutorado), então sua titulação também depende do seu objetivo. Se ele precisa de titulação, busque uma formação que te dê isso, mas se não precisa e onde você for atuar não exige, vá em cursos livres e prove na prática. Tudo que fiz até hoje não precisei de titulação para mostrar apesar de tê-la.

É importante ressaltar que geralmente o ensino formal é um pouco mais teórico que o ensino livre, pois um foca no conhecimento geral enquanto o outro em pontos específicos.

Portanto, a dica é analisar o custo-benefício. O que você precisa no momento? Qual o seu objetivo para o futuro?

Confira o vídeo:

Curta o DevPleno no Facebook, inscreva-se no canal e não se esqueça de cadastrar seu e-mail para não perder as novidades. Abraço!

Evolua mais rápido

Junte-se a milhares de desenvolvedores no nosso time de alunos premium e alcance mais rápido o próximo nível da sua carreira.

Ver cursos Premium