Decisão técnica não precisa ser eterna

Escrito por

Muitas pessoas, principalmente na época em que dava aulas presenciais, costumavam me perguntar qual tecnologia estudar. Geralmente as pessoas colocam a linguagem ou a tecnologia como se fosse uma decisão exclusiva que não pode ser mudada nunca mais. Não existe isso, se você é um profissional desse tipo, eu sinto lhe informar que está fadado ao fracasso, pois suas decisões devem estar sempre evoluindo, sua melhor decisão tem que ser a melhor decisão para aquele momento. Decisão técnica não precisa ser eterna!

Eu já fiz muito projeto em Angular por exemplo, e hoje para mim o React acaba sendo mais interessante, mas não que o Angular seja ruim, é que para mim o React é melhor no momento.

Já aconteceu de eu dizer que ASP é ruim porque estava começando minha carreira com ASP e comparei com o PHP, que eu já era bem melhor, nesse caso óbvio que ASP vai ser pior que PHP, pois os meus parâmetros eram diferentes. Então precisamos tomar cuidado com esse tipo de pensamento porque essas decisões não vão ser para o resto da vida, você pode e até deve mudar de opinião e se reciclar sempre. Quando for tomar uma decisão, como criar um projeto novo, meu conselho é conhecer mais opções, não precisa tomar a decisão final com a linguagem e pronto… Aprenda Angular e React, por exemplo, e veja qual você se sente mais confortável para fazer aquele projeto e não para todos os projetos da sua vida. Isso vai permitir que você evolua na sua carreira.

Comigo aconteceu várias coisas nesse sentido, antes eu achava que a HS era cara, ai eu hospedava tudo na Digital Ocean, hoje eu uso a HS e ela não custa caro, tudo depende do ponto de vista.

Eu gosto de deixar meu aprendizado sempre atualizado, então quando eu posso comprar cursos, eu compro. Se eu quero aprender React ou Angular para testar, eu faço ambos os cursos e, aí sim, eu tomo a decisão ao invés de ficar só olhando e tentando achar conteúdo dentro daquilo. Testar e ver possibilidades faz parte da nossa profissão. Descobrir e ponderar qual é a melhor escolha para aquele momento.

Obviamente, dependendo de onde você trabalha, não consegue tomar decisão de qual tecnologia utilizar, comece utilizar suas horas vagas para testar novas tecnologias em outros projetos, é bom estar renovando o seu ‘cinto de ferramentas’.

Confira o video:

Deixe seu cometário, curta o DevPleno no Facebookinscreva-se no canal e não se esqueça de cadastrar seu e-mail para não perder as novidades. Abraço!

Evolua mais rápido

Junte-se a milhares de desenvolvedores no nosso time de alunos premium e alcance mais rápido o próximo nível da sua carreira.

Ver cursos Premium