Comprometimento com as suas metas

Escrito por

Hoje vamos tratar de um ponto muito importante para toda a carreira: o comprometimento com as suas metas. Quais são as suas? Aprender uma linguagem de programação por ano? Fazer algo diferente envolvendo tecnologia? Todos nós devemos definir metas para que a carreira evolua, afinal você define uma e então consegue conquistas novas cada vez mais.

O mais importante após definir a meta é o quanto você está comprometido com ela. Para contextualizar, lembro que nas olimpíadas de 96 eu tinha 11 anos de idade e naquela época não existia a internet como ela é hoje (não existia Wikipedia nem nada do tipo) e uma tínhamos que fazer um trabalho na escola sobre as olimpíadas. Todo mundo procurava na enciclopédia e escrevia o que tinha lá, então no mínimo 4 anos atrasado porque ela não estava atualizada para os jogos da época. Eu coloquei uma meta para mim mesmo: além de colocar o conteúdo da enciclopédia, eu iria colocar também todos os países que participariam dos jogos e escrever algo sobre cada um deles.

Comecei a procurar como implementar essa meta, então decidi gravar em um vídeo cassete e descobri uma função nele que gravava por várias horas, com isso, gravei a abertura inteira, já que antigamente as aberturas demoravam horas e horas. Como eu era criança e sabia da minha limitação de não conseguir ficar acordado até tarde, defini que iria gravar.

Posteriormente eu fui assistindo e consegui escrever tudo, mas o mais importante é que na época eu não pensei o efeito que isso teria na minha vida. Hoje em dia, eu vejo que naquele tempo eu não coloquei muita desculpa para não fazer o que queria e esse é um ponto muito interessante, mesmo com algum empecilho, não devemos usá-lo como desculpa para não cumprir a meta. O segundo ponto, que é a chave do que estou falando, é que você se comprometa com uma meta para você mesmo, você precisa cumpri-la, senão vai acabar não fazendo nada de diferente e consequentemente não evoluindo como você deveria evoluir. O grande ponto é ter um comprometimento muito forte.

Confira o vídeo:

Curta o DevPleno no Facebook, inscreva-se no canal e não se esqueça de cadastrar seu e-mail para não perder as novidades. Abraço!

Evolua mais rápido

Junte-se a milhares de desenvolvedores no nosso time de alunos premium e alcance mais rápido o próximo nível da sua carreira.

Ver cursos Premium