code fights - Metro Card

code fights - Metro Card

Tulio Faria
Tulio Faria16 de novembro de 2017

Hoje vamos resolver mais um problema que está disponível no Code Fights. Esse problema é chamado de metro card. Pode parecer simples, mas tem algumas coisas bastante interessantes de ter na cabeça.

O que é o problema do metro card?

Nós temos uma função que você vai informar qual o último número de dias. Vamos supor que eu tenho um cartão de metro com 30 dias, eu utilizei os 30 dias, o vetor vai me retornar as possibilidades de próxima recarga baseado em como os meses são organizados.

function metroCard(lastNumberOfDays) {}

Por exemplo, se colocarmos 28 no lastNumberOfDays, teríamos que retornar 31, que é o próximo mês que podemos recarregar. Minha ideia inicial foi montar um vetor com os meses do ano:

function metroCard(lastNumberOfDays) {
  const months = [
    31, //jan
    28, // fev
    31, //mar
    30, //apr
    31, //may
    30, //jun
    31, //jul
    31, //aug
    30, //set
    31, //oct
    30, //nov
    31 //dec
  ]
}

Outra coisa bastante importante é ficar ligado no que o problema pede como saída, especificamente nesse problema, temos que retornar um vetor ordenado crescente.

Agora podemos fazer o seguinte: vamos guardar todos os dias que a gente tem posterior a esse valor informado. Por exemplo, se eu informei 28, a única possibilidade que tenho é 31:

const days = {
  months.forEach((elem, index) => {
    if(elem === lastNumberOfDays){
      console.log(months[index+1])
    }
  })
}

metroCard(28)

metroCard(30)

Percebam que o mês vai ser retornado como undefined. Nós precisamos de mais um ajuste, precisamos somar que o índice precisa fazer o resto por %12. Sempre que usamos o %, ele volta para zero e pega o restante, por exemplo 4 %12 retorna 4.

const days = {
  months.forEach((elem, index) => {
    if(elem === lastNumberOfDays){
      console.log(months[(index+1)%12])
    }
  })
}

Agora podemos criar um key utilizando o número do dia e retornar o nosso object com as keys. Além disso, essa chave trás strings, precisamos retornar inteiros para garantir que o sort vai ordenar ele como queríamos:

const days = {
  months.forEach((elem, index) => {
    if(elem === lastNumberOfDays) {
      days[months[(index+1)%12] = 1]
    }
  })

  return Object
    .keys(days)
    .map( item => parseInt(item))
    .sort()
}

Ele é uma estrutura de dados muito comum. Além disso, vimos a estratégia de como resolver a parte cíclica. Quanto mais olharmos abordagens diferentes, mais preparados vamos estar para resolver esses problemas.

Confira o video:

Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários. Curta o DevPleno no Facebookinscreva-se no canal e não se esqueça de cadastrar seu e-mail para não perder as novidades.  Abraço!

Tulio Faria
Autor
Tulio Faria16 de novembro de 2017

Últimas do Blog