Chocolatey - Gerenciador de Pacotes para Windows

Escrito por

Essa dica é para você utiliza o windows para desenvolvimento: um package manenger chamado chocolatey, semelhante ao yum. Ele facilita bastante quando vamos instalar algumas dependências ou pacotes de software como o NodeJS.

Como instalar o chocolatey?

A primeira coisa é entrar em https://www.chocolatey.org/install, rodar o CMD.exe como administrador e copiar esse trecho de código:

1@powershell -NoProfile -ExecutionPolicy Bypass -Command "iex ((New-Object System.Net.WebClient).DownloadString('https://chocolatey.org/install.ps1'))" && SET "PATH=%PATH%;%ALLUSERSPROFILE%\\chocolatey\\bin"

0928bcb4 2d51 4398 a7b6 f1eb71c90490

Cole no CMD, dê enter e espere a instalação. Pronto! Agora vamos fazer um teste para instalar alguma dependência. Note que no site há uma aba Packeges, nele temos todos os pacotes disponíveis para instalação. Vamos tentar instalar o 7zip. Selecione a linha de código referente ao programa e cole no CMD:

1choco install 7zip.install

e4ed6f9d 7f72 47b5 8f9b e3efb88df410

Aparecerá uma mensagem para aceitar as licenças do pacote e, em seguida, que o pacote foi aprovado. Então perguntará se quer rodar o script, aperte Y para continuar. Pronto, o 7Zip está instalado na sua máquina.

Este é um utilitário muito interessante, pois podemos instalar Java, NodeJS, Python… Tudo a partir desse gerador de dependência. Facilita bastante para nós que sempre temos que ficar instalando algumas coisas no ambiente de desenvolvimento.

Confira os passos no vídeo:

Curta o DevPleno no Facebook, inscreva-se no canal e não se esqueça de cadastrar seu e-mail para não perder as novidades. Abraço!

Evolua mais rápido

Junte-se a milhares de desenvolvedores no nosso time de alunos premium e alcance mais rápido o próximo nível da sua carreira.

Ver cursos Premium