CHAVES DINÂMICAS

Escrito por

Hoje eu quero comentar uma novidade no ES6, mostrando a forma de como faríamos isso anteriormente. A partir do ES6, conseguimos inicializar um objeto JavaScript passando uma Key dinâmica, mas anteriormente nós conseguiamos fazer isso apenas posteriormente, ou seja, tínhamos que criar o objeto para depois conseguir alterá-lo.

Anteriormente fazíamos dessa forma:

1const obj = {
2 a: 1,
3}
4
5obj["b"] = 2
6
7console.log(obj)

Porém, assim não tínhamos um jeito de fazer dinamicamente. Inspirado por essa forma de construir, o ES6 trouxe essa novidade, onde podemos fazer isso já de começo. Se eu quisesse colocar esse 2 na inicialização do objeto, eu poderia fazer simplesmente:

1const obj = {
2 a: 1,
3 ["b"]: 2,
4}
5
6console.log(obj)

Assim já inicializamos esse objeto com o key dinâmico, coisa que não era possível no ES6. É muito interessante eles aproveitarem o property accessor já na inicialização.

Confira o vídeo:

Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários. Curta o DevPleno no Facebook, se inscreva no canal no YouTube e cadastre seu e-mail para não perder as atualizações. Abraço!

Evolua mais rápido

Junte-se a milhares de desenvolvedores no nosso time de alunos premium e alcance mais rápido o próximo nível da sua carreira.

Ver cursos Premium