2 Tipos de Soluções de Software que você pode entregar

Escrito por

Hoje quero falar com vocês um pouco sobre venda de software. É um conceito bastante interessante sobre as possibilidades que nós temos de entrega para o cliente.

Basicamente temos duas opções para entregar uma solução para nosso cliente.

1 - Entregar exatamente o que o cliente quer

Essa é a opção mais simples, geralmente é a mais utilizada por quem está começando na área. A vantagem desse tipo de solução é que entregamos o serviço muito mais facilmente. O problema é que quando o cliente quer algo e é entregue da forma que ele quer, não necessariamente dá o resultado que ele espera.

2 - Entregar o que o cliente realmente precisa

À medida que vai ganhando experiência, você começa a perceber que o que o cliente quer nem sempre é o que ele precisa. O problema nisso é que você precisa convencer o seu cliente que o que ele precisa é diferente do que ele quer.

Quando entregamos o que ele precisa, geralmente estamos focados no resultado final, porém isso não necessariamente significa entregar um software para o cliente.

Por exemplo, já aconteceu comigo de um potencial cliente querer mensurar algumas informações, mas na verdade, ele não precisava de um software para fazer isso, apenas um formulário de papel resolveria o problema, e foi o que fizemos.

Dessa forma, muitas vezes você não entrega software e não consegue cobrar por aquilo.

Quando estamos começando na área, com projetos menores, a chance do cliente se frustrar é menor, por esse motivo é mais seguro entregar o que o cliente quer.

Quando vamos entregar uma solução eficaz para o cliente, muitas vezes não é desenvolver um software, porém tem clientes que não estão abertos a isso (atualmente eu tento entregar o máximo que o cliente precisa, mas não brigo se o cliente fala o que ele quer mais de três vezes.

Reflita sobre essas duas formas, quando um cliente te pedir um software, você está entregando o que o cliente quer ou o que ele precisa?

Curta o DevPleno no Facebook, se inscreva no canal no YouTube e cadastre seu e-mail para não perder as atualizações. Abraço!

Evolua mais rápido

Junte-se a milhares de desenvolvedores no nosso time de alunos premium e alcance mais rápido o próximo nível da sua carreira.

Ver cursos Premium