Racionalização: Tomando decisões racionais

Racionalização: Tomando decisões racionais

Tulio Faria
Tulio Faria8 de maio de 2017
Hoje gostaria de dar uma dica bem rápida para você sobre o que eu chamo de Racionalização, que é basicamente olharmos o que estamos fazendo de uma maneira mais racional.
Como assim?
Por exemplo, você está criando sua empresa do zero e faz uma ação totalmente no "achismo", então se não foi racionalizado esta ação, não temos o feedback de que foi acertado ou não.
Usando o próprio devPleno como exemplo: Se uma postagem X foi bem recebida, por que ela foi bem recebida? Então fazemos uma racionalização analisando tudo o que os dados nos dizem para saber o motivo.
Quanto mais racionalizamos, melhor ficamos nesta área. Caso olhamos para um projeto que não está performando como queríamos e tentamos racionalizar o que esta acontecendo, começamo a olhar de uma maneira muito diferente.
Como fazer isso?
Comece a olhar outros projetos de outros 'lugares' e ache razão neles, trazendo para o seu projeto.
Podemos usar como exemplo o Youtube. Existe uma forma de aplicar uma alteração em lot, fazendo tudo via interface, então você olha para seu projeto e pensa: por que estou tentando fazer uma operação em lot no servidor se eu posso criar uma ação em lot no react que chama varias requests para cada alteração no servidor? Assim você começa a analisar melhor e achar solução olhando estes exemplos externos, outro aplicativo, outra empresa, etc.
É muito interessante fazer a Racionalização para tudo que esta ao nosso redor, não só como empreendedor, mas também como desenvolvedor ou até mesmo cidadão.
Então a dica de hoje é: Racionalize sobre as coisas. Tomou uma decisão? Por que você fez isso? Por que retornou aquele resultado? Entenda, ache as razões do motivo por ter acontecido, e não apenas deixe as ideias 'voando'.
Curta o DevPleno no Facebook, inscreva-se no canal e não se esqueça de cadastrar seu e-mail para não perder as novidades. Ah, fique à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários. Abraço!
Tulio Faria
Autor
Tulio Faria8 de maio de 2017

Últimas do Blog