Metas na carreira de desenvolvedor

Metas na carreira de desenvolvedor

Tulio Faria
Tulio Faria22 de maio de 2017
Metas são muito importantes tanto para nossa carreira quanto para nossa vida.
Você define metas para sua carreira?
Você sabe aonde quer estar daqui dez anos?
Quais conhecimentos quer ter daqui um ano?
Um exercício que eu faço para minha vida, e acredito que você consiga adaptar para a sua, é definir algumas metas pessoais relacionadas a parte acadêmica, como aprender alguma linguagem de programação ou framework por ano. No meu caso, não é só aprender, eu meço se eu domino e se consigo fazer um projeto envolvendo essa tecnologia para um cliente.
Por exemplo, minha meta anos atrás era aprender Minstech e só percebi que dominava quando consegui concluir um projeto com Minstech. Hoje já é natural para mim trabalhar com essa tecnologia.
Podemos criar outras metas também, até mesmo relacionadas com hobby. No momento, estou focado em aprender a tocar guitarra, pois é algo que sempre gostei. Minha meta é simplesmente tocar de 40 minutos a 1 hora por dia. Nesse período, eu paro exclusivamente para estudar guitarra.
Este tipo de meta é muito bom, pois quanto mais você faz isso constantemente, mais você melhora como pessoa, pois transforma sua vida através de metas.
Podem ser coisas simples: Tem que escrever algo? Escreva um parágrafo por dia, isso já vai adicionar muito em um período e no final das contas você acaba gerando um produto muito grande baseado em pequenas metas.
Eu conheço muitas linguagens de programação atualmente. Consigo coordenar, projetar e desenvolver em muitas tecnologias diferentes, mas tudo começou com uma primeira, como PHP, Java, JavaScript, etc.
Para finalizar, não postergue suas metas! Se você tem a meta de aprender uma linguagem por ano, se organize e cumpra. Se começar a postergar, nunca irá realizar isto.
Para ser um profissional melhor, é importante criar essas pequenas metas e cumpri-las, pois ao longo do tempo a evolução ocorre de forma fantástica.
Deixe sugestões de temas para os próximos posts.
Curta o DevPleno no Facebook, inscreva-se no canal e não se esqueça de cadastrar seu e-mail para não perder as novidades. Abraço!
Tulio Faria
Autor
Tulio Faria22 de maio de 2017

Últimas do Blog