Durante a semana fizemos diversos procedimentos em lot, e uma das coisas que nós fizemos foi apagar um diretório de maneira recursiva (pegar o diretório completo e apagar).
Seria mais ou menos o seguinte: tenho um diretório no VS Code e dentro desse diretório tivesse um dir1, dentro dele um dir2, dentro um dir3 e por aí vai. Precisamos apagar a estrutura toda.
A forma que temos para fazer isso no padrão do node usando o FS é ter que apagar um por um, mas vamos utilizar um módulo chamado Rimraf para que ele faça esse processo.
yarn add rimraf
Ele é um pacote bem simples. Ao adicionar, o
Yarn já cria o package.json e o yarn.lock para travar as versões. Agora vamos criar um arquivo que vai apagar o diretório. Esse arquivo vai se chamar apagar.js:
const rimraf = require('rimraf')
rimraf('dir1', function () {
console.log('done')
})
Ao rodar, o código perceba que ele apagou o diretório. É muito legal utilizar isso porque o filesystem padrão do node não permite que a gente apague diretório de forma recursiva, isso é muito importante para conseguir agilizar, já que não precisamos criar nada recursivamente.
O Rimraf tem outra coisa muito interessante que é apagar diretórios que não estão vazios, temos algumas limitações como, por exemplo, se pegarmos os rmdir que só apaga diretório vazio.
Confira o video:
Curta o
DevPleno no Facebook, se inscreva no
canal no YouTube e cadastre seu e-mail para não perder as atualizações. Abraço!