Aprenda a aprender

Tulio Faria12 de julho de 2017

Nesta dica de carreira, vou contar como podemos aprender mais. O ponto mais importante de quando estamos aprendendo algo novo, seja uma tecnologia, uma linguagem ou qualquer outra coisa, é tentar achar a melhor forma para aprender.

Muita gente me diz “eu não consigo ler um livro e entender o que está no livro”, existe uma teoria que se chama a teoria das múltiplas inteligências, na qual diz que cada um tem uma combinação de tipos de inteligência, então você pode ter facilidade para algumas coisas e dificuldades para outras, isso é normal e você consegue praticar uma ou outra.

Quando você aprende o jeito que você aprende fica muito mais fácil. Por exemplo, para eu aprender algo, preciso fazer um paralelo com a aplicação prática disso, se eu quero aprender uma teoria sobre algo, tento trazer para qual a aplicação prática eu tenho e como eu posso aplicar isso na prática. No ensino médio, quando estava aprendendo geometria, eu já programava, então tentava trazer para o mundo que eu gostava, programava jogo, por exemplo, aplicando isso. São coisas que não esqueço mais porque eu aprendi como aprender de uma forma mais efetiva.

Vamos supor que você tenha uma facilidade maior de aprender ouvindo, então tudo que você tem que aprender, leia e grave em um gravador, depois ouça sua própria voz lendo esse conteúdo. Gosta de vídeos? Então ache vídeos no YouTube e assista para absorver da melhor forma possível.

Uma outra forma que me ajuda bastante é, ao invés de eu ler um texto longo, separar por tópicos, organizar em causa e efeito, com isso uma mapa mental me ajuda bastante a organizar a informação.

A dica de hoje é experimente formatos diferentes quando você está aprendendo algo, pode ser que você está tentando aprender da maneira que não é bom para você. Cada um aprende de uma maneira, encontre a sua!

Curta o DevPleno no Facebookinscreva-se no canal e não se esqueça de cadastrar seu e-mail para não perder as novidades. Abraço!

Autor
Tulio Faria12 de julho de 2017

Últimas do Blog