Validade de um projeto/ideia/ação

Escrito por

Na dica de hoje, eu quero mostrar pra você que nem sempre a gente tem que ir até o fim com as coisas, é algo que eu estou passando nesse momento e sempre repenso sobre a minha empresa, sobre as coisas que estamos fazendo e se estamos indo pelo caminho certo.

Quando você cria um projeto novo e está em uma empreitada nova, além do empenho e tudo que você precisa para executar, uma das coisas que a gente esquece de definir é quando parar, qual o prazo de validade do projeto ou do atendimento a um cliente específico.

Por exemplo, coisas que já errei na minha vida: eu já tive empresas que não defini um prazo para acabar. Se ela não conseguiu ter X de faturamento, precisava fechar as portas. Isso é muito importante para que a gente consiga alinhar se estamos indo para um caminho certo ou não.

Quando você for atender um cliente é a mesma coisa, muitas vezes um projeto começa sobre uma perspectiva e, à medida que ele vai evoluindo, você começa a mudar esse rumo. Se você não consegue chegar ao fim e bate na validade do projeto que definiu, pode ser contratual ou uma meta pessoal,  principalmente se o resultado é importante para você assim como é para mim e você não está conseguindo entregar resultado, isso é um indício de que a validade com ele acabou.

Outra coisa que pode acontecer quando está atendendo um cliente é ele não ficar lucrativo. Às vezes você está gastando muito mais energia para atender esse cliente do que você está tendo de lucro, então esse projeto que está "empatando", é prejuízo. Eu considero que se você está muito próximo de ter uma margem de lucro, às vezes esse lucro não vale a pena e isso é um indício de que você precisa ou renegociar ou simplesmente expirar e não atender mais esse cliente. São pontos muito importantes que temos que definir para nosso negócio ou carreira.

Muitas pessoas dizem "mas você não quer ganhar dinheiro?, mas esquecem que tem várias contas que você tem que fazer e pensar por fora além disso. Um exemplo interessante: eu já recebi várias propostas de trabalho no exterior, muitas vezes é para receber um salário inferior ao que eu consigo gerar de resultado aqui no Brasil, então temos que ver o custo dessa oportunidade, que é a validade. Quando eu tiver uma estabilidade financeira, posso arriscar mais e ter essa nova experiência. Isso é muito importante, pois quando você chegar nesse ponto não vai ser a dor que vai fazer você tomar a decisão e sim a validade que você colocou quando estava confortável para decidir aquilo.

Quando você está fazendo sua empresa dar certo, por exemplo, se você definir a validade no momento em que você está passando aperto, não é a validade que está fazendo você tomar a decisão e sim a dor, por isso é importante fazer a validade antes que você passe por aquela situação.

Então toda vez que você for começar um projeto novo, uma empreitada nova, atender um cliente novo, qualquer coisa que dependa da sua energia, defina uma validade.

Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários. Curta o DevPleno no Facebookinscreva-se no canal e não se esqueça de cadastrar seu e-mail para não perder as novidades.  Abraço!

Evolua mais rápido

Junte-se a milhares de desenvolvedores no nosso time de alunos premium e alcance mais rápido o próximo nível da sua carreira.

Ver cursos Premium