Hoje quero comentar um e-mail que recebi e achei bastante relevante falar sobre, principalmente quando estamos olhando para o mercado de desenvolvedor web.
A pergunta no e-mail era a seguinte: Em vagas de empregos no exterior para desenvolvedor fullstack, existem informações bem pontuais, ou seja, exatamente o que os profissionais precisam saber.
Em contrapartida, as vagas no Brasil exigem tudo e não pagam nada. Por quê? Eu acredito que no Brasil o pessoal ainda não está acostumado a contratar pessoas de tecnologia, geralmente são empresas de RH que não tem a ideia do perfil que eles vão procurar.
Como eles procuram de forma abrangente, não é filtrado o que a pessoa precisa saber. À medida que começarmos a ter mais empresas de RH conhecendo a área, melhor vai ficar a contratação.
No exterior isso já é muito comum, quem contrata engenheiros ou desenvolvedores de softwares são outros engenheiros ou desenvolvedores, não mais pessoas somente do RH, por esse motivo há essa diferença.
O que eu fiz para contratar meus funcionários?
Um deles aconteceu dele conversar comigo e eu estar precisando, como já o conhecia, acabei contratando. O outro eu coloquei na descrição da vaga que precisava de pessoas que trabalhem com JavaScript e tivessem vontade de desenvolver nessa área, simplesmente isso.
Isso vai muito da preparação da pessoa que está recrutando, muitas vezes a pessoa não sabe o que quer ou esperar de habilidade desse profissional. Para mim não era importante o JavaScript, eu coloquei para eu ter um norte, já que precisava de alguém que tivesse vontade de aprender e foi o que aconteceu.
Na Toptal, por exemplo, todos os testes que fiz, foram feitos por engenheiros de softwares da Toptal.
Confira o video:
Curta o
DevPleno no Facebook, se inscreva no
canal no YouTube e cadastre seu e-mail para não perder as atualizações. Abraço!