Como organizar os estudos em tecnologia

Escrito por

O inscrito Leonardo Oliveira deixou uma pergunta no canal e achei interessante compartilhar a resposta, afinal pode ser a dúvida de outras pessoas, inclusive a sua. A pergunta é a seguinte:

“Gostei das dicas! Eu curso sistema de informação, já aprendi um bocado de coisa mas tenho um problema em não conseguir definir prioridades. Sempre quero aprender muita coisa e, no fim, acabo ficando perdido. Queria achar uma técnica que me ajude a ser mais produtivo.”

É muito legal estar aprendendo bastante na faculdade, pois vai te dar uma bagagem muito boa e permitir que você comece a dar seus primeiros passos. Acontece que atualmente vivemos com um overload de informações, ou seja, temos muita informação, mas sem saber para onde ir, que curso fazer, o que estudar primeiro, etc.

O que eu costumo fazer é priorizar o que tenho mais experiência ou mais conhecimento sobre o assunto. Se tenho 5 tecnologias que quero aprender, tento filtrar e ver em qual delas estou mais perto de ficar bom. Por exemplo, se estou entre Mongo, Express, React e Node, então verei qual eu estou mais próximo de dominar.

Por que fazer isso?

Para conseguir ter mais motivação para começar as demais. Supondo que você está bom em React, então você vai treinar mais para chegar em um nível mais alto e o React não será mais um problema. Depois de ter dominado essa primeira tecnologia, então você vai para a segunda que tinha mais experiência, depois a terceira, e por ai vai. Isso é muito bom para cuidar da sua motivação.

Uma outra forma de priorizar o que estudar, essa um pouco mais arriscada, é entregar um projeto com essa tecnologia. Eu fiz isso ano passado, pois queria ficar muito bom em React. Defini que iria fazer o projeto com ele e entreguei, mas isso é perigoso, apesar de bom, porque você definirá um projeto que tem uma contrapartida muito grande, afinal você vai ter um deadline e precisa entregar de alguma forma, o que vai te motivar ainda mais a estudar essa tecnologia.

Essas são algumas dicas para você lidar com essa grande quantidade de tecnologia e não ficar perdido nas prioridades de linguagens ou tecnologias que quer aprender. Eu me organizo assim e tem dado certo, portanto acredito que seja efetivo.

Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários. Curta o DevPleno no Facebook, inscreva-se no canal e não se esqueça de cadastrar seu e-mail para não perder as novidades. Abraço!

Evolua mais rápido

Junte-se a milhares de desenvolvedores no nosso time de alunos premium e alcance mais rápido o próximo nível da sua carreira.

Ver cursos Premium