Como aumentar a produtividade diminuindo a troca de contexto

Escrito por

Você sente que não está sendo tão produtivo quanto poderia? Após fazer algumas mudanças na forma como desenvolvo projetos, estou aumentando a minha produtividade.

A primeira coisa que mudei foi deixar de usar o sublime e passei a usar o Visual Studio code (VScode).

Por que eu fiz isso?

O VScode tem algumas coisas integradas, que eu sei que é possível integrar no Sublime, mas achei mais interessante no próprio VScode: o modo como ele funciona o Git e como depurar códigos, por exemplo.

No Sublime, eu deixava todos os projetos abertos ao mesmo tempo, com muitas abas, já no VScode, ao invés de abrir todas as abas de todos os projetos ao mesmo tempo, passei a abrir apenas um diretório e ele se mantém da forma como abri da última vez.

Uma coisa que percebi foi o tempo que gastava nessa mudança de contexto, pois eu estava com todos os projetos abertos e acabava virando uma bagunça. Perdia tempo achando o contexto em que eu estava e, como eu trabalho com vários projetos simultâneos, deixava aberto e esquecia.

Abrindo apenas um projeto fica muito mais fácil. No Git, ele já irá acender se tiver algo para comitar ou enviar, além de me permitir fazer isso e adicionar os arquivos que vou comitar de forma mais precisa.

Então muitas vezes uma mudança simples como essa pode nos deixar mais produtivo, afinal perdemos menos tempo nessa troca de contexto.

No meu caso demorou para eu perceber que isso reduzia minha produtividade, então comecei a trabalhar dessa forma diferente e senti uma mudança. E você, como desenvolve software hoje: como eu fazia antes ou assim como estou fazendo agora?

Confira o video:

Deixe seu comentário.  Curta o DevPleno no Facebook, inscreva-se no canal e não se esqueça de cadastrar seu e-mail para não perder as novidades. Abraço!

Evolua mais rápido

Junte-se a milhares de desenvolvedores no nosso time de alunos premium e alcance mais rápido o próximo nível da sua carreira.

Ver cursos Premium