Hoje vou continuar a falar sobre como passar de Programação Orientada-objetos para JavaScript cada vez mais funcional.
Uma outra coisa bastante diferente para se comparar entre ambos os paradigmas é o uso de closure. No JavaScript, anteriormente tínhamos reproduzido aquela “classe” e acabamos criando uma closure. Vamos supor que eu faça uma função dessa forma:
function func1() {
const name = 'tulio faria'
function func1b() {
console.log(name)
}
func1b()
}
func1()
Em JavaScript é normal e podemos fazer uma função dentro de uma função como no exemplo acima. Você percebeu que eu consegui acessar o 'name'? Isso é uma característica do JS. Por conseguir colocar uma função em uma variável, é possível ter funções dentro de funções. Essa função interna consegue acessar o escopo da função pai.
No cenário, vamos executar esse código todo síncrono e em seguida ele morre, porém, existe uma outra situação onde eu consigo manter esse escopo vivo. Vamos supor que eu queira passar uma saudação:
function func1() {
const saudacao = 'Ola' + name
function func1b() {
console.log(saudacao)
}
return func1b
}
const saudarOTulio = func1('Tulio Faria')
saudarOTulio()
Quando eu fiz isso, a func1 passou a ser uma closure porque ela travou esse escopo inteiro, nisso eu posso a qualquer momento chamar essa saudação. Existem alguns tipos de funcionalidades dentro do JS que permitem que a gente faça alguns tipos interessantes, como por exemplo:
const contador = function (num) {
let atual = 1
let timer = setInterval(() => {
if (atual === num) {
clearInterval(timer)
}
console.log(atual++)
}, 1000)
}
contador(5)
Temos um contador que está usando todas as variáveis do lado de fora e temos um contador separado. Perceba que o setInterval está usando as variáveis de fora, isso cria um enclausuramento dessas variáveis. Outra coisa importante: esse código é assíncrono, então sempre que chamamos o setInterval, colocamos isso no event loop.
Confira o video:
Curta o
DevPleno no Facebook, se inscreva no
canal no YouTube e cadastre seu e-mail para não perder as atualizações. Abraço!