Cheerio: Uma implementação jQuery para Node

Cheerio: Uma implementação jQuery para Node

Tulio Faria
Tulio Faria14 de agosto de 2017
Cheerio é um módulo muito interessante porque é uma implementação do jQuery para Node. Vou criar um arquivo novo para ilustrar melhor. Vou salvar como cheereio.js e colocá-lo como dependência, mas para isso é preciso instalar ele primeiro:

npm install cheereio

e dentro do arquivo faremos o seguinte:

const cheerio = require('cheereio') let $ = cheerio.load('<ul><li>1</li><li>2</li></ul>')

A partir desse momento, o Cheerio vai carregar esse HTML que coloquei dentro e permitir que eu navegue ou faça tudo que eu faria com jQuery no HTML. Por exemplo, eu posso pedir para pegar todos os li e caminhar por eles, depois escrever na tela:

$('li').each(function () { console.log($(this).html()) })

Ao rodar, ele irá retornar o 1 e 2. Podemos alterar o HTML também, vamos supor que eu queira adicionar mais um li:

$('ul').append('<li>3</li>') $('li').each(function () { console.log($(this).html()) })

Com isso eu consigo manipular o HTML exatamente como se estivesse no jQuery ou no browser. Eu poderia pegar esse código, voltar para o request e, ao invés de escrever o site da UOL na tela, jogar o Body dentro. Vamos supor que eu quero saber qual o título do site:

const request = require('request') const cheerio = require('cheereio') request('https://www.uol.com.br' , function(err, res, body{ if(!err && res.statusCode == 200) { let $ = cheerio.load(body) $('tittle').each(function(){ console.log($(this).html()) }) } })

Então o request buscou o HTML, trouxe para o Cheerio, mandei ele carregar e fizemos um transversing e caminhei pelo HTML. Posso fazer ele trazer todos os p's do site da uol:

$('p').each(function () { console.log($(this).html()) })

O Cheerio não é um browser completo, então vai permitir que você apenas navegue pelo HTML, isso é muito legal para fazermos um crowler, por exemplo, podemos acessar um outro site como se fosse um navegador e escolher a informação que a gente quer, usando seletores do próprio jQuery.
Confira o video:
j6dSq6k5Q6g
Assistir vídeo
Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários. Curta o DevPleno no Facebook, inscreva-se no canal e cadastre seu e-mail para não perder as atualizações.
Tulio Faria
Autor
Tulio Faria14 de agosto de 2017

Últimas do Blog