Aprenda a dizer NÃO!

Escrito por

Uma das coisas que eu aprendi ultimamente é dizer NÃO. Se alguma coisa não me agrada, não faz bem para minha empresa ou não está de acordo com o que eu quero para minha vida, eu simplesmente digo não. Por exemplo, eu me nego a pegar um serviço que não está alinhado ao meu objetivo maior e isso fez uma diferença muito grande para minha empresa. Ao invés de pegar projetos igual um louco, eu pego somente os projetos que fazem sentido para minha empresa.

Muitas vezes a gente pega algumas coisas para estudar que não faz sentido para nós, temos que dizer não para nós mesmos. Se você tem N projetos que acha que não vai dar em nada, precisa dizer não, afinal está perdendo tempo e energia.

Uma coisa que achei muito interessante foi uma das conversas que eu tive no mestrado com alguns colegas. Um deles estava reclamando que não gostava do tema do mestrado dele e que não sabia o que fazer porque não estava produzindo, já que não se dava bem com o tema. O que foi unânime na mesa foi dizer “Você não está na idade de falar sim para tudo, se você não gostou desse tema, está na hora de falar que não quer continuar.”

Quando eu era mais novo, por exemplo, não gostava de balada, então quando as pessoas me convidavam eu não sabia falar não e ia porque simplesmente não me aceitava como eu era, e me sentia péssimo, porque não era algo que eu gostava ou queria fazer. Quando você vai ficando um pouco mais velho, começa a aprender a falar não.

Já está mais do que na hora de aprender e descobrir o que você gosta, chega de aceitar tudo, se algo não está indo bem, fale, se seu chefe faz algo que você não gosta fale para ele, converse e explique.

Outra coisa interessante também é você comemorar seus ”nãos”. Se você conseguiu dar um não em algo que não te fazia bem ou não era o seu objetivo, comemore essa escolha. Uma lição que eu aprendi com a minha mãe é que quando você diz não, não fique remoendo isso. Se teve uma chance de ir para uma empresa e se recusou, não fique olhando mais para trás, afinal você tomou a decisão e acabou.

A alguns meses atrás eu disse não para morar em Amsterdã, eu tinha passado no processo seletivo do Booking e disse não porque não estava alinhado com o meu objetivo de vida para aquele momento, mesmo tendo uma oportunidade de vida no exterior. Essa foi uma lição que mudou muito a minha vida, hoje minha empresa fatura 6 vezes mais do que estava quando eu fiz essa transformação.

Então pense nisso. Essa dica pode mudar a sua vida!

Curta o DevPleno no Facebookinscreva-se no canal e não se esqueça de cadastrar seu e-mail para não perder as novidades. Abraço!

Evolua mais rápido

Junte-se a milhares de desenvolvedores no nosso time de alunos premium e alcance mais rápido o próximo nível da sua carreira.

Ver cursos Premium