Aplicação Web - Entendendo Back-end e Front-end

Tulio Faria12 de maio de 2017

Uma Aplicação Web sempre é composta por dois "blocos": o front-end e o back-end. Podemos classificar nossas tecnologias, arquiteturas, etc baseado nessas duas separações. É comum ouvir dizer também que o beck-end é Server Side, e o front-end Client Side.

O que é back-end?

São todas as tecnologias que rodam em um "Servidor", uma ou mais maquinas.

E o front-end?

Ele é tudo que roda do lado cliente, ou seja, o que o usuário final vê.

Para a parte do cliente, geralmente temos o Navegador (browser), ele faz o Request para o servidor ou tecnologia back-end. (_Apenas esclarecendo, o request é o front-end pedindo alguma coisa ao back-end, por exemplo, uma página, uma imagem, por aí vai).

A primeira comunicação sempre é feita do Front-end para o Beck-end. Por exemplo, ao entrar no site [www.devpleno.com] (https://www.devpleno.com) seu navegador faz uma requisição à máquina que está o servidor devpleno, com isso o server irá mandar uma resposta (response) para o navegador, que é nosso front-end. Essa comunicação é chamada de request-response, pois tudo é baseado nisso, entre a requisição do front, resposta do server.

Quais tecnologias temos para cada tipo?

Algumas tecnologias front-end são: HTML, Javascript, CSS. Temos tembem alguns assets como imagem e PDF, eles são alguns arquivos que precisamos para funcionar o front-end. Antigamente existia o Flash e o Java Applet, mas hoje em dia estão em desuso por causa do HTML5.

Ja do lado Server side temos N tecnologias, tais como: PHP, ASP, JAVA, NodeJS, C#, Python, C++, etc. Além disso, podemos também ter banco de dados.

O lado back-end, é o lado que, se não for padronizado a WEB, continuará normal, mas já o lado do front tivemos que ter uma padronização, por esse motivo temos um número reduzido de tecnologias, ela é padronizada pelo W3C, já que ali está a maior parte dos usuários e diversidade de dispositivos que vão usar o client side para acessar o server side. Já o Server side tem a função de devolver algo padronizado para o cliente.

Confira a explicação no vídeo:

Curta o DevPleno no Facebook, inscreva-se no canal e não se esqueça de cadastrar seu e-mail para não perder as novidades. Ah, fique à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários. Abraço!

Autor
Tulio Faria12 de maio de 2017

Últimas do Blog